A Associação e Movimento de Assistência ao Individuo Deficiente – AMAI, entidade sem fins lucrativos, que foi fundada por um grupo de PCDs que se reuniram com o objetivo de fundarem uma entidade de prestação de serviços inovadora na época; atendimento a deficientes físicos, auditivos, visuais e múltiplos.
A partir daí, conseguiu-se o cediamento do espaço físico, através da Prefeitura Municipal.
Em 05/05/1984 com a colaboração da população a entidade deu inicio as suas atividades, localizada na Av. Gustavo Chiosi s/número , telefone ( 14 ) 3626-2461 - 9.9731-6520, Jaú , SP.
Atualmente a entidade possui mais de 150 associados entre físicos, auditivos e visuais, atendendo-os nas áreas de saúde, educação, transporte, lazer e tem como principal finalidade a inclusão da pessoa com necessidade especial na sociedade e no mercado de trabalho.
Desenvolvem-se na entidade vários projetos como o “Proteção Social Especial de Media Complexidade”, onde é desenvolvido varias oficinas como: pintura em guardanapos, decupagem em caixas e potes.
A AMAI em parceria com a “AMU” Associação Mulher Unimed, desenvolve o Projeto Vida Iluminada e tem como atividade; Estimulação Precoce para crianças de 0 a 14 anos, informática, Teclado, Piano, Alfabetização em Braile, Locomotividade e o Coral Tenor Amauri Rene.
E também o projeto Arte Eficiente, onde desenvolve-se atividades de pintura em tela, bordado e crochê, sendo que a renda é totalmente revertida a eles.
Além dos projetos a AMAI tem como objetivo intermediar entre empresários e empregados, procurando inseri-los no mercado de trabalho proporcionando-lhes melhorias na qualidade de vida.